Entrar
Cadastre-se

 logofacebook   logoTwitter   logoLinkedin   logoInsta        +55 (11) 3251-2090


Cadastre-se e receba novidades




O que é PNL?

O que é PNL

PNL, como costuma ser chamada a programação neurolingüística, é uma ciência aplicada baseada na estrutura da experiência subjetiva e sua interferência na aprendizagem e no comportamento, ou seja, nos controle dos processos pelos quais criamos nossas experiências subjetivas. Outra definição traz a PNL como um conjunto de técnicas para entender e modificar os processos internos pessoais através da identificação de padrões de linguagem verbal e extraverbal responsáveis por desencadear nossas reações.

John Grinder (lingüista) e Richard Bandler (formado em matemática e psicologia), foram os pioneiros no estudo da PNL. Grinder e Bandler começaram estudando pessoas que sofriam de problemas variados e descobriram uma diferença importante entre pessoas que tinham algum tipo de fobia daquelas que já haviam se livrado delas: as que ainda sofriam de fobia pensavam no objeto de seu medo como se ainda estivessem passando por aquilo e as que haviam se curado não. Elas viam a situação de fobia como se aquilo estivesse ocorrendo com outra pessoa.

Essa foi a primeira grande descoberta do que mais tarde seria chamado de PNL, a de que como as pessoas pensam a respeito de algo faz uma grande diferença no modo como irão vivenciá-las. Mais tarde, alcançando já uma certa notoriedade com suas pesquisas, Bandler e Grinder se juntaram ao Dr. Milton H. Erickson, o mais notável hipnotizador do mundo. A partir dessa parceria muitas descobertas foram feitas, e o desenvolvimento de novas técnicas terapêuticas selou o surgimento da ciência que propõe uma forma de compreender e reproduzir a excelência humana.

 

0019.jpg

 

 

Mais do que simplesmente uma ciência, a PNL costuma ser definida como uma forma de agir e pensar ou mesmo como uma arte. O seu objetivo é ensinar as pessoas como trabalhar seus modelos mentais e conseqüentemente sua forma de agir, com o intuito de conseguir melhores resultados de si e dos outros.

O princípio básico da PNL está na forma como encaramos o mundo, na idéia de que o que consideramos realidade é na verdade apenas um modo de observar, e no conceito básico de que todo comportamento possui uma estrutura subjetiva que pode ser estudada, modelada e transformada.

 

 

 

linkedin

twitter

slideshare

instagram